USB 3.0 ou Thunderbolt?

Os PCs estão cada dia mais rápidos… o processador atingiu velocidades que até pouco tempo atrás eram consideradas inimagináveis… Hoje podemos ter quantidades absurdas de memória… e o HD… super lento… porém seu substituto (SSD) chegou (ainda caríssimo, mas chegou)… mas não temos nenhum dispositivo de conexão externa com uma velocidade digna… até temos o Firewire, mas poucos dispositivos… o eSATA então nem se fala, só usada para HDs externos….

USB 3.0

Há muito tempo se falava do USB 3.0. Ele demorou tanto que chegou a se especular que nunca sairia do papel, porém finalmente ele surgiu.

Suas especificações saíram em meados de novembro de 2008. As primeiras placas com essa tecnologia começaram a sair em 2010 porém só agora, quase na metade do ano é que os dispositivos começaram a surgir em grande quantidade.

Os dispositivos mais encontrados no momento são drives externos e pendrives. A diferença de preço não chega a ser muito grande (cerca de 20% em relação a dispositivos que utilizam a versão 2.0), porém em uma coletiva, a Intel disse ter firmado acordo com fabricantes de dispositivos e até o final do ano os mesmos serão mais baratos que seus antecessores.

A taxa máxima teórica do USB 3.0 é de 5Gb/s (isso mesmo, para quem não sabe é gigabit e não gigabyte), o que seria cerca de 640MB/s, contra os 480Mb/s (da versão 2.0), que seria cerca de  60MB/s, ou seja, pouco mais de 10 vezes mais rápido.

A taxa máxima real medida são outros quinhentos. Em alguns poucos benchmarks existentes,  o USB 3.0 não passou de 112MB/s para leitura e 80MB/s para escrita. Parece pouco, porém o seu antecessor alcançou as marcas de 32MB/s para leitura e 26MB/s para escrita, ou seja, por mais que a taxa ainda esteja muito aquém do esperado, ainda assim é cerca de 3 vezes mais rápido.

Outra grande melhoria, é que o o USB 2.0 fornecia apenas 0.500mA e em consequencia disso, muitos dispositivos precisavam de uma fonte de energia externa. Já o seu sucessor fornece cerca de 0.900mA, o que é o suficiente para a maioria dos dispositivos que existem no momento.

Apesar do seu conector ser diferente do conector da versão antecessora, as tecnologias são totalmente compatíveis.

Thunderbolt


Thunderbolt (também conhecido como Light Peak) é o nome da nova tecnologia de conexão entre computadores e periféricos desenvolvido pela Intel coma colaboração da Apple; Conexão essa que pode transportar em um único cabo, dados, video, áudio e energia (10 Watts).

Baseado nas tecnologias PCI Express e DisplayPort, o Thunderbolt promete atingir velocidades altíssimas, sendo assim a solução ideal para transferência de video, conectar discos de alto desempenho (SSDs), trasmitir vídeos em alta definição e até mesmo conectar pequenos storages com discos em RAID.

Como ele usa 2 protocolos diferentes (PCI Express e DisplayPort), pode conectar tanto dispositivos de armazenamento quanto monitores de alta qualidade.  O responsável por separar para onde vai cada “pedaço” dos dados, é o controlador da Intel presente na placa mãe.

A velocidade máxima teórica do Thunderbolt é de 10Gb/s em cada canal, cada porta tem 2 canais, o que a torna uma conexão bi-direcional.

Segundo a Intel, é possível tranferir um vídeo com qualidade HD em 30 segundos.

Qual o segredo para tamanha velocidade?

O segredo para que o Thunderbolt alcance velocidades altíssimas é que a tecnologia o protocolo de alta transferência chamado PCI Express. O PCI Express como bem se sabe é o substituto do arcaico barramento, ou seja, são links ponto-a-ponto de alta velocidade e que conecta diferentes dispositivos e periféricos.

Quer dizer que os dispositivos que usarem a conexão Thunderbolt serão os mais rápidos?

É preciso lembrar que a velocidade não depende única e exclusivamente de sua conexão. O dispositivo em si também tem que estar pronto e conseguir transferir dados na mesma proporção, para que assim não tenhamos uma conexão velocíssima amarrada por um dispositivo que não consegue acompanhar a mesma taxa de transferência.

Existem no mercado muitos dispositivos que usam a conexão Thunderbolt?

Por ser uma tecnologia recente e que acabou de sair do forno, existem muitos poucos dispositivos que usam essa conexão, porém a Apple as tem incluido em seus Macbooks Pro, mesmo nos mais básicos, o que provavelmente fará com que a adoção se estenda por todas as linhas da empresa em pouco tempo.

A Intel também busca popularizar a conexão. Alguns fabricantes líderes de mercado como a Lacie e a Western Digital  já anunciaram a adoção a nova tecnologia.

Quer dizer que o Thunderbolt vai substituir o USB?

Não  é possível afirmar que o Thunderbolt irá substituir o USB, pois apesar de ser uma conexão muito mais robusta e flexível, o mercado adotou o USB como conexão para a maioria dos dispositivos. Pode até ser que no futuro isso venha a acontecer, porém é muito provável que essas duas tecnologias ainda convivam lado-a-lado durante muito tempo, assim como o PS2 e o USB ou o disquete e o CD.

8 Respostas to “USB 3.0 ou Thunderbolt?”

  1. Nataniel Says:

    Ótimo tópico.
    Parabéns Akira.
    Seu site está ficando cada vez melhor!

  2. Paulo N. Says:

    mais uma ótima matéria, valeu

    e a seguir, terceiro modulo!!!

  3. Julio Pelizer Says:

    Vlw Akira. como sempre, ampliando nossos conhecimentos, vanguarda.
    Obrigado.

  4. Luciano Says:

    Interessante, mas a Intel poderia esperar um pouquimo mais para pelo menos começarmos a utilizar o USB 3.0

  5. Parabéns Akira, é bom saber que tenho mais um lugar seguro com informações legais pra me atualizar sobre tecnologia. Você esqueve muito bem, está de parabéns!
    Gostaria de ver se sabe quando vai dar aula durante os sábados do módulo de Hardware Suporte Avançado? Se souber de alguma coisa responde ai, valeu!

  6. eduardo Says:

    Bom dia Akira

    Meu amigo já fez curso com vc……
    E passou seu site para mim

    Parabens pelo seu conhecimento muito bom.

    gosatria de saber se vc pode me indicar um site que fale tudo sobre processaores da intel e amd.

    meu e-mail é edu-micros@ig.com.br

    se vc puder me ajudar.

    mutio obrigado

    e parabens pelo site

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: