Limitação dos 2TB, o Bug, a verdade e a solução

Recentemente alguns alunos discutiam na sala de aula que o Windows 7 não reconhecia discos com mais de 2TB de capacidade.

Vi também que muitos usuários na internet têm a mesma dúvida, por isso vou expor esse problema da forma correta e depois as soluções.

Primeiramente não é o SO ou a BIOS que não reconhecem os discos com esse tamanho ou superiores, é a MBR.

O MBR ou Master Boot Record (também conhecido como trilha zero) que é o setor do HD onde é encontrada a tabela de alocação do disco, também é onde está armazenado o tamanho das partições presentes.  Esse valor tem o tamanho de 4 bytes e sendo hexadecimal o maior valor que podemos encontrar lá seria FF FF FF FF, que m decimal seria 4294967295.

Como esse valor não encontra-se em bytes e sim em setores, multiplica-se 4294967295 por 512 (que é o tamanho de um setor) e consegue-se o valor de 2.199.023.255.040 bytes ou 2TB.

Eis o motivo da limitação dos 2TB.

Existe como burlar essa limitação? Sim!

É preciso particionar e formatar o disco usando o GT (GUID Partitioning Table) presente nos seguintes sistemas operacionais:

Windows XP 64;

Windows 2003;

Windows Vista;

Windows 7;

Windows 2008;

OS X 10.4 ou superior;

Distribuições Linux (desde que habilitado previamente).

Os benefícios vão além dos 9.4 Zettabytes (9.4 milhões de TB). O GPT suporta 128 partições primárias (contra as 4 que usamos hoje em dia) e principalmente, redundância, afinal o cabeçalho e a tabela de partição GPT ficam gravadas no começo e no final do disco.

Infelizmente nem tudo são flores… praticamente nenhum dos SOs que usamos atualmente consegue bootar por uma partição GPT sem usar algum tipo de modificação ou uma solução UEFI (Unified Extensible Firmware Interface).

Desenvolvido pela Intel para substituir a arcaica BIOS, a UEFI é um firmware muito mais rápido, prático (já que sua interface é gráfica e podemos usar inclusive o mouse) e ainda é possível incluir ou não os drivers do hardware (e assim podendo ser carregados de forma independente).

Chegamos então ao final do Post afirmando que é possível usar discos (partições) com mais de 2TB, porém não é possível bootar por elas (não na nossa realidade hoje), não até que chegue a nova safra de placas com UEFI que é esperada ainda esse ano.

 

Veja uma demonstração do UEFI.

9 Respostas to “Limitação dos 2TB, o Bug, a verdade e a solução”

  1. TCHESCO Says:

    E ai Akira , da hora este post como sempre tudo muito atual vejo que se encontrou em uma profissão … que bom
    Abraço vamos marcar um dia la na São Bento pra como umas gororoba tipo pizza de alho rsrsrsr lembra abraço.

    • E aí, blz? Pôxa, vamos marcar um dia para irmos no rodízio de hamburguer? De segunda a quarta das 18 em diante… é mto bom e normalmente vamos em algumas pessoas.
      Pois é… agora sou Gerente de TI… até que enfim né… rs

  2. rodrigo Says:

    Akira, consigo mexer em outro ipad
    pelo itunes ja instalado no meu pc?

    abraçossss

  3. rodrigo Says:

    akira
    ja saiu o jailbreak para 4.3?

  4. edivaldo Says:

    PARABÉNS AKIRA, MUITO INFORMATIVO ESTE POST, COM CERTEZA ESTA TECNOLOGIA IRA MELHORAR MUITO PARA NOS DA AREA DE TI, ESPERO PODER UTILIZAR LOGO, CONTINUE ASSIM,

    CONTINUO ACOMPANHANDO E SEMPRE INDICANDO O SEU BLOG,
    ATÉ MAIS.

  5. Bruno Siqueira Says:

    akira muito bom esse artigo animal e quando vai começar as aula de virtualização.

    Abração

  6. Quaresma Says:

    Boa noite,

    Akira meu velho, tenho um problema e até agora não vi solução.
    como já comentei com vc no curso algumas vezes tenho problemas para clonar hd’s de alguns notebooks pesquisei, pesquisei e pesquisei e vi q o motivo de não conseguir clonar é a partição oculta q tanto me irrita partição FAT32 padrão EISA.

    segui seu conselho de mudar no setup do ghost mas ai o arquivo vai ficar gigante e não compensa.

    essa partição fica responsavel pelos arquivos inicializaveis do Notebook.
    quando clono um disco q tem essa partição oculta q tento inicializar a mauina ela sobe com a seguinte frase: there has been a signature failure.

    desde já obrigado pela ajuda.

    • Quaresma,
      se você colocar para clonar com a opção Image All, não vai ficar maior… isso depende do nível de compactação que você escolher.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: