Cloud Computing – Computação em Nuvens

Muito se fala e muito se ouve de Cloud Computing no meio de vetereanos (e antenados de plantão) da área de TI. Porém para aqueles que começaram a sua longa jornada na área e não sabem o que significa Cloud Computing é que escrevo este post (ah claro! atendendo também ao pedido do Bruno, que tanto me encheu o saco pediu).

Cloud Computing ou em português Computação em Nuvens é um modelo computacional onde arquivos, aplicações e ferramentas ficam armazenadas em servidores físicos ou virtuais e que podem ser acessados de qualquer ponto do planeta e de qualquer dispositivo compatível, sem a necessidade de qualquer instalação.

Basicamente, o Cloud Computing consiste em cormpartilhar ferramentas computacionais entre vários sistemas diferentes e sem a necessidade de dispositivos com hardware que tenha capacidade de processamento, uma vez que tudo é processado ” nas nuvens” .

Existem 2 diferentes teorias para explicar o porquê desse ambiente ter sido chamado de “nuvens”. A primeira diz que pelo fato de termos ferramentas computacionais que não estão restritas a um único sistema, podendo ser usado por vários sistemas e que por isso encontram-se interligados tomando o formato de”nuvens no céu”. Já a segunda teoria diz que como tudo fica disponível para ser acessado remotamente na internet, temos a impressão de que os serviços/dados/ferramentas, estão nas nuvens.

A maior vantagem em usar algo baseado em Cloud Computing, é justamente a economia com infraestrutura, licença de software e gasto com manutenção, já que só existe a necessidade de ter PCs com funcionalidades e capacidade reduzida, uma vez que não existe a necessidade de instalação de programas, armazenamento de dados, etc, etc.

 

Vantagens

 

  • Dados e softwares podem ser acessados de qualquer parte do globo por uma conexão com a internet e independe do hardware ou sistema operacional usados;
  • Não é preciso se preocupar com hardware ou software, já que todo o processamento é feito na nuvem;
  • Trabalhar em modo colaborativo e compartilhar documentos fica muito mais fácil já que tudo encontra-se em um único lugar;
  • Não é necessario preocupar-se com licença de softwares, existem muitos provedores que oferecem soluções gratuitas ou no caso de softwares pagos, paga-se apenas aquilo que for usado;
  • A atualização de softwares não requer intervenção do usuário, é feita automaticamente;

 

Uma arquitetura em nuvem é muito, muito mais que apenas um conjunto de computadores. A nuvem deve possuir e oferecer uma infra-estrutura para gerenciamento, com  funções como balanceamento dinâmico do workload, provisionamento de recursos  e monitoração de desempenho.

Trabalhar em nuvens é um futuro cada vez menos distante, uma tendência cada vez mais presente mesmo para usuários domésticos.

5 Respostas to “Cloud Computing – Computação em Nuvens”

  1. Muito bom Akira, espero que continue postanto assuntos cada vez mais interessantes de forma simple e objetiva como este……..

  2. Bruno Siqueira Says:

    Nossa Akira animal esse artigo sobre computação em nuvem muito bom para os novatos na área de TI para eles ter um boa noção do que significa computação em nuvem parabéns assim q terminar os meu treinamento do Windows Server 2008 eu vou faz o curso de hard com vc os módulo 1 e modulo 2 que ta faltado para mim e depois o curso de virtualização que eu de um olhada no conteúdo no site da impacta que esta animal parabéns Akira pelo blog ate mais ai vamos marca um domingo com a sua turma de ir para o Bovinu’s hahahahahahaha
    Abração professor

  3. Garland, o Nunes Says:

    bem louco esse post!!!
    professor akira, eu ñ estou conseguindo te mandar e-mail, o q vc me passou é do hotmail, teria outra forma de entrar em contato c/ vc?

  4. Vinícius Marques Says:

    E ai Akira sensei, blzz??

    Venho desfrutando do conteúdo do seu blog e realmente ele esta animal, parabêns e continue arrepiando com informações e tutoriais excelentes. Pena que meu timão levou um pé na B… na libertadores mas fazer o que, isso é praga de professor hehehehe, abraçosss.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: