(Re)Habilitando unidades óticas de notebooks HPs e Acers no Windows 7

Tive recentemente um cliente que se queixava que o drive ótico de seu notebook não funcionava. Nem mesmo aparecia no meu computador.

Fazendo os procedimentos básicos, descobri que o drive aparecia no Gerenciador de Dispositivos, porém ficava com exclamação direto, e nada do que eu fizesse fazia com que o drive passasse a ser reconhecido.

Perambulando pelos fóruns, descobri que alguns modelos Acer e HP costumam apresentar esse tipo de problema quando se instala o Windows 7 no lugar do SO antigo (normalmente o Windows Vista).

Vou passar aqui os procedimentos que são bem simples e seguros desde que sejam seguidos á risca. Como usaremos o editor de registro do windows, tome muito cuidado e faça os procedimentos por sua conta e risco!

Digite regedit no executar e clique em Enter;

Expanda as seguintes chaves:

HKEY_LOCAL_MACHINE

SYSTEM

CURRENT CONTROL SET

CONTROL

CLASS

Então clique sobre a chave {4D36E965-E325-11CE-BFC1-08002BE10318} (confira os números corretamente)

Na coluna do lado direito delete as chaves UpperFilter e LowerFilter.

Reinicie o notebook e voilá! Seu drive estará de volta e totalmente funcional.

12 Respostas to “(Re)Habilitando unidades óticas de notebooks HPs e Acers no Windows 7”

  1. Caio França ( dreads ) Says:

    Muito bom akira. a proposito, oque acho do Guia do hardware II do morimoto !? estou lendo o meu aqui e esta questão do windows 7 foi citada quanto a imcopatibilidade de drive.

  2. Wagner Gilberto - Rolim de Moura - RO Says:

    Tive problemas semelhantes em desktop também e a solução foi esta, porem como dica algumas unidades da TSCORP não são recomendadas para intalação do Windows 7 e Placa mãe GV31, parabéns pelo post

  3. rafael(japa) Says:

    po interessante isso viu bom saber!!! ja passou um note na minha mão com esse problema e eu nao tinha conseguido resolver!!!

  4. Professor, quando aparecer alguma coisa.

    victor_rockhc@hotmail.com
    9695-3532

  5. PadreQdedo Says:

    Akira, eu pesquisei muito na net sobre cabo de rede cross over, gastei muitos plugs e nada de funcionar, por um acaso vc tem um esquema de cores para esse tipo de combinação? E outra, como é realmente o funcionamento desse cabo? Serve para ligar dois pcs pelas placas de rede sem a necessidade de um switch? O meu cabo é daqueles antigos que tem as seguintes cores: verde claro, verde escuro, azul claro, azul escuro, laranja, marrom claro, marrom escuro e branco.

    • Caro Qdedo, tentarei ser o mais claro possível. Quando os PCs são ligados diretamente, sem um hub/switch entre eles, existe a necessidade de inverter um par afim de inverter os canais de recebimento e envio, senão os canais de envio sempre enviarão dados para os canais de envio do outro PC e os canais de recebimento sempre ficarão aguardando dados do canal do recebimento do outro PC, ou seja, que nunca mandará. Ao inverter um par, fariamos com que o recebimento de um PC recebesse dados do canal do envio do outro PC.

      Veja mais ou menos assim:
      Cabo cross

      Veja que a cominicação é perfeita no cabo cross over.

      Para fazer um cabo Cross Over você precisa utilizar uma ponta do cabo com o padrão T568A e a outra ponta com o padrão T568B.

      Ficará assim:

      T568A e T568B

      Além disso, como um PC estará ligado a outro diretamente, não receberá IP do servidor de DHCP e por isso há a necessidade de configurá-lo manualmente.

      Se tiver mais dúvidas poste, terei prazer em respondê-la.

  6. Caio França ( dreads ) Says:

    Akira pesquisei muito na internet sobre braindumps, vc tem algum site para passar que tenha Braindump das certificações 70-271 e 70-272 da microsoft ?
    só achei sites onde é nescessario pagar pela apostila e pelas respostas..
    tem algum site que é grátis?
    O exame pode ser feito na prometric mesmo ?
    abraço

    • Procure pela net o Visual Cert Exam e baixe as provas no site http://www.examcollection.com/ e baiuxe as últimas provas. Não deixe de ler o fórum pra ver se a prova é válida ou se não é fake.
      Um conselho, não use apenas o braindump… estude… pra não ser um MCP/MCTS e não saber nada a respeito daquilo que você é “especialista”.

  7. Caio França ( dreads ) Says:

    ae akira, muito obrigado.
    pode deixar cara,,
    eu estou estudando, deisde que terminei os cursos tenho lido muitos livros, assinei a pnp, me cadastrei em newlesters de sites relacionados, e assim tenho seguido.
    Vlw mesmo cara
    abraços
    caio.

  8. Caio França ( dreads ) Says:

    Opa akira, desculpa tar vindo aqui enxer o saco novamente com isso, mais então, cara entre no site http://www.examcollection.com/ e consegui acessar as provas atravez de arquivos .VCE
    mais uma duvida me surgiu.
    esse programa Visual Cert Exam
    ele é pago ?
    e existe uma versão para cada prova? como ele funciona ?
    obrigado.

    ah outra coisa

    e o curso de virtualização ?

  9. Alexandre Says:

    Obrigado, mas, e quando lá nesta chave não aparece estes aquivos? Meu note acer, era vista e eu instalei o 7, ficou um tempo sem a unidade e depois voltava, até um dia sumir de vez e nem na BIOS. Obrigado se responder.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: