Criando um Pendrive Bootável do Windows 7

Como eu disse anteriormente no Post Como criar um Pendrive do Windows XP, com o recente crescimento de vendas dos netbooks, a necessidade de fazer instalações/reinstalações do SO tornam-se um pouco mais complicadas devido a falta de drives óticos em sua configuração.

Torna-se necessário então o uso de um drive ótico externo ou por um pendrive bootável*.

Como é muito mais barato criar um pendrive bootável do que comprar um drive de CD/DVD externo, vamos pôr a mão na massa e criá-lo com alguns poucos passos (tá, nem tão poucos assim, mas no formato step by step será fácil).

O primeiro passo é backupear* os dados, afinal precisaremos formatar o pendrive que deve ser de np mínimo 4GBs. Será necessário também o DVD do Windows 7.

Vamos começar:

Clique no menu Iniciar, no campo de pesquisa digite CMD e pressione a tecla Enter.

Você verá a tela de prompt de comando como abaixo. Todos os comandos devem ser digitados nela.

Digite Diskpart e pressione Enter;

Após aparecer Diskpart no prompt, digite list disk e pressione Enter;

Você verá agora os discos, status, tamanho, livre, etc.

O seu pendrive deverá ser o disco com o tamanho do seu pendrive.

Digite agora select disk x (no lugar de x coloque o número do disco correspondente ao seu pendrive) e presione Enter;

Atenção! Se você escolher o disco errado você irá apagar o disco errado.

Digite os comados (sem os ; ) abaixo e logo em seguida Enter:

clean; (apaga o conteúdo do pendrive)

create partition primary; (cria uma partição primária)

select partition 1; (seleciona a partição criada)

active; (ativa a partição, o que seria impossível fazer em modo gráfico)

format fs=NTFS quick; (formata em NTFS rápido)

assign; (atribui uma letra ao pendrive)

exit;

Agora, com o DVD de instalação do Windows 7 no driver digite:

cd\;

X:; (no lugar de X, coloque a letra do seu drive de cd)

cd boot;

bootsect /nt60 x:; (no lugar de x, coloque a letra do seu pendrive)

Sua tela ficará assim:

Ao terminar, seu pendrive aparecerá no Meu Computador.

A parte mais complicada já foi feita. O pendrive está pronto para ser uma mídia inicializável.

Agora, basta copiar o conteúdo do DVD do Windows 7 para a raiz do pendrive.

Lembrando que esse procedimento é feito via linha de comando porque seria impossível deixar uma unidade removível ativa pelo modo gráfico.

*Bootável – Mistura de estrangeirismo com neologismo, quer dizer inicializável.

*Backupear – Fazer uma cópia de segurança dos dados.

26 Respostas to “Criando um Pendrive Bootável do Windows 7”

  1. Garland, o Nunes Says:

    valeu akira, vai ser de muita serventia para mim e c/ certeza para outros

  2. Professor
    No caso o DVD do Win7 tenho que copiar para o pendrive via DOS ??

    obrigado e parabéns pelo Site

  3. Wagner Gilberto - Rolim de Moura - RO Says:

    Gostei mais prático do que eu utilizei pra criar a primeira vez com um software russo, mutio bom parabéns, valeu pelo post. estou montando um pen drive e deixando disponivel para meus funcionarios utilizarem no lab.

  4. Douglas Says:

    Boa Noite e Feliz Ano Novo

    tenhu uma duvida nesse post vc falou que o pendrive ira virar uma tipo de midia bootavel, e aquele software q faz com q o pendrive fique bootavel usando o hiren’s boot é a mesma coisa??

    Outra duvida e se eu copiar os dados do dvd do windows 7 direto na raiz do pendrive e dar boot por ele não daria certo ou ainda se eu copiar qualquer programa q seja bootavel direto na raiz do pendrive (ex: hiren’s, sistemas operacionais, ophcrack, active password changer entre outros softwares bootaveis.) não daria certo??

    O que eu não entendo e como fazer um pendrive bootavel com qualquer tipo de software que é usado em modo boot.

    • Caro Douglas, Feliz ano Novo pra você também.
      Não é possível simplesmente copiar os dados de um software bootável por alguns motivos. Um deles no caso do Windows 7 é o fato do pendrive não estar marcado como partição/volume ativo e bootável. Outro motivo é que o mapeamento dos setores de boot no CD/DVD e em uma mídia removível são diferentes.
      []s

      Akira

  5. Douglas Says:

    Ola

    O que eu não entendo e como fazer um pendrive bootavel com qualquer tipo de software que é usado em modo boot.
    Pode me explicar

    att

  6. Douglas Says:

    Boa Noite

    Você quer me dizer que para fazer um pendrive bootavel para usar qualquer tipo de software bootavel basta fazer o que esta decrito no post?? Eu digo, com qualquer tipo de software bootavel mesmo!!

    Obrigado

  7. Bam-Bam Says:

    Ola Akira, feliz ano novo, quero te perguntar se é possivel colocar no mesmo pendrive o w7, o linux eo hirens e ainda deixa-lo bootavel, levando em considerasão sua recomendasão no tipo de formatação do w7 q é ntfs e no hirens fat, ou a diferençao so esta relacionado devido ao tamanho do disco?
    E se for possivel, posso faze-lo em um hd externo e utilizar o espaço livre.
    Dese ja agradeço

    • Bam bam, qto tempo. Feliz ano novo pra vc tbm!
      Bem, toericamente só se pode colocar 1 software bootável por mídia, porém na prática “pode ser” (só tentando pra saber) que com programas que constroem mídias multibootáveis seja possível.
      O mais famoso deles é o Magic ISO.

      []s

      Akira

  8. Douglas Says:

    Bom Dia

    A minha duvida não é com o post em assunto, eu não entendo é de como fazer um pendrive bootavel com qualquer tipo de software que é usado em modo boot. Não existe um “padrão” ou alguma técnica para fazer issu? Se possivel explicar eu agradeço.

    • Prezado, eu entendi sua duvida e a respondi da ultima vez. Infelizmente não existe um programa “universal” para se fazer programas bootaveis rodarem apartir de um pendrive. Normalmente cada software bootavel tem uma config diferente e por isso cada um deles usa um software específico. O desafio sempre eh encontrar o software correto. Muitas vezes eh Na base da tentativa e erro.

  9. luis gonzaga Says:

    não parece o pendrive o q faço

  10. caetano Says:

    Cara muito bom melhor do que muitos tutoriais na web que só enganam e não ensinam nada, valeu

  11. Luiz Godinho Says:

    Olá, boa noite eu estou tentando fazer no meu pen , mas quando eu termino os passos do post ele da acesso negado o que eu faço?

  12. otavio Says:

    j´ tentei em quatro pendriver´s diferentes e em dois pc´s tbm e naum deu certo o q pode ter dado errado? desde já grato

  13. charles siva Says:

    ola meu caro segui seus passos hj,mas no termino deu a seguinte resposta para o bootsect /nt60:
    could not map drive partitions to the associated volume device objects:acesso negado

    • Prezado, tente rodar o cmd como administrador.
      clique com o botão direito em cima do cmd e clique em “executar como administrador” e veja se funciona.

      Att

  14. Will Quelhas Says:

    É possível fazer isso com o Password Change para rodar direto do pen drive ??!?!

  15. Oi boa tarde, eu fiz o passo a passo todo. Porém, quando eu digitei ”EXIT” os proximos procedimentos eu ñ concegui fazer.
    a pergunta é…
    Se eu copiar e colar o cd do win 7 funciona da mesma forma ???
    Obrigado…

  16. Locodez Says:

    Bom dia Akira… Eu realizei todas as partes, porém no passo do bootsect, ele me diz que não pode realizar porque não consegue atualizar e me diz que estou com acesso negado… Como devo proceder??? Muito obrigado pela ajuda, desde já..

Deixe um comentário

