Memória Virtual
Muitas pessoas não sabem o que é memória virtual e para que serve. Nesse Post iremos explicar para que serve e como configurá-la de forma eficiente.
Apesar do nome memória virtual nos remeter a algo novo, talvez uma memória ligada a virtualização ou realidade virtual como muitos acreditam, nada disso é verdade. Apesar do nome, a memória virtual não tem nada de novo e muitas vezes por causa dela é que experimentamos velocidades extremamente degradadas no PC.
Funciona da seguinte forma: Você tem um PC e uma quantidade de memória RAM, mas como abre muitos programas e tem ainda a carga do Sistema Operacional, muitas vezes o uso da RAM é superior a quantidade dessa memória instalada e é por isso que temos a necessidade de usar a memória virtual.
Sem a memória virtual, recebería mos a mensagem de que o PC não tem memória suficiente para executar tal operação, ou simplesmente teríamos um travamento no sistema.
A memória virtual nada mais é que uma parcela do Disco Rígido sendo usado como extensão da memória, ou como dizemos normalmente, área de troca. Como o HD tem uma performance muito inferior a memória RAM, quando acessamos essa memória o sistema fica muito mais devagar que o normal e o ideal seria que não precisássemos usar esse tipo de memória.
A memória física é dividida em blocos e normalmente o que será gravado na RAM é dividido em páginas e é maior que os blocos. Nesse momento o sistema salva as páginas na memória virtual e o nome desse recurso é trashing (degradação).
Uma forma mais eficiente de usar a memória virtual é usar um truque que consiste em deixar o tamanho mínimo e máximo idênticos, assim quando a máquina for iniciada ela forçará a máquina a usar aquele tamanho específico de memória virtual e quando vários programas forem abertos ao mesmo tempo o sistema não será tão degradado por não precisar expandir o arquivo de paginação.
Outro recurso interessante seria alocar a memória virtual em outro HD que não fosse no mesmo HD do Sistema Operacional (veja que estou dizendo HD e não participação), assim a paginação é feita em um disco rígido e os arquivos serão gravados em outro (no caso da memória virtual estar no mesmo HD do Sistema Operacional, o HD tem que fazer o seu trabalho normal que é salvar arquivos e fazer a leitura para a memória além da paginação, o que causa um acumulo de funções e acaba culminando numa degradação maior do sistema).
Como fazer isso? Veja abaixo:
Clique no menu Iniciar>Botão direito no Meu Computador>Propriedades>Configurações avançadas do sistema>
- Desmarque a caixa de seleção
- Escolha o disco rígido onde a memória virtual será alocada (na existência de outro disco)
- Coloque a quantidade mínima e máxima com o mesmo valor.*
- Clique em definir.
- Depois clique em Ok.
*O mais complicado sempre é configurar o valor da memória virtual. Qual valor usar? A Microsoft recomenda que se use 1.5x o valor de RAM físico, ou seja, no meu caso que tenho 4GB foi para 6129MB. Porém cada caso é um caso. Uma pessoa que possui somente 128MB vai passar a usar a memória virtual com mais frequência e só 196MB será muito pouco. Em contrapartida uma pessoa que tem 4GB acessará muito menos a memória virtual e seria desperdício usar 6129MB. Se você usa muitos programas pesados de audio, vídeo ou imagem talvez faça uso de tanto espaço, caso contrário não precisará de tanto.
Se você não é um usuário daqueles que usa programas muito pesados, talvez a conta ideal para você configurar a memória virtual seja o valor da sua memória RAM + o valor da sua memória virtual = o que vcoê acha que será necessário para rodar aquilo que você roda, (com um mínimo de 1GB) ex:
Eu só uso o PC para trabalhos, entrar na internet e jogar online. Tenho 1GB de RAM físico. – Como dito acima, use um valor mínimo de 1GB, então você configuraria o mínimo em 1GB e o máximo em 1GB também.
Eu tenho 2GB e uso o PC com Photoshop, mas nada muito pesado e tenho 2GB de RAM. Acho que 4GB seriam o suficiente para que eu completasse minhas tarefas adequadamente. – Configure sua memória virtual para 2GB, tanto o mínimo quanto o máximo.
Na dúvida, deixe um valor maior, afinal perder 6GB de HD é melhor que ter um sistema mais degradado por não ter memória RAM suficiente e não ter memória virtual também.
Configure tudo corretamente e você terá um sistema mais eficiente.
Post criado conforme pedido da Milena.
21/09/2010 às 3:45 pm
Mais uma vez vc explicou muito bem parabens amigos. apliquei memoria virtual e o efeito já é visivél, obrigado!!!!!!
22/09/2010 às 2:55 am
ficou muito bom esse post, super bem explicado, valeu mesmo
– gostaria de pedir quando possivel um post sobre “ética de tecnico, e como não passar apuros na mão dos clientes, pq tem sempre gente q vai de má fé, ou é chato mesmo.
– cara ñ acho nas bancas a revista pnp, poderia me dizer q editora é?
22/09/2010 às 1:17 pm
Obrigado! Na semana que vem estarei mais sossegado e escreverei esse Post para vc. Quanto a revista PCP, eis o site.
http://www.revistapnp.com.br/
22/09/2010 às 3:47 am
Nossa, vc é demais!
E eficiente!
Fiz agorinha. Tenho 4GB de ram e coloquei 6129MB. No hd menor! rs
Uma dúvida, posso gravar outras coisas nesse hd? Se tiver necessidade de formatá-lo, posso ou a memória virtual grava não só arquivos temporários?
22/09/2010 às 1:14 pm
Voce pode usar o restante do HD sim, já formatar, antes vc teria que realocar a memória virtual em outro disco, já que o seu sistema está com um valor mínimo e vai busca ele na inicialização do ssitema.
E obrigado por prestigiar o Blog.
[]s
23/09/2010 às 1:56 pm
nossa. Ainda tenho bastante espaço neste HD de 20. Sugere que aumente ainda mais a meméria virtual ou muita memoria virtual tb não é ideal?
abraços
23/09/2010 às 3:05 pm
Não Milena, deixe do jeito que está. Ter muita memória virtual não vai melhorar seu desempenho… Lembrando que o melhor é não ter que usar a memória virtual tendo sempre memória física suficiente…
22/09/2010 às 8:18 pm
GODMODE
tem q usar a extensão do arquivo
“.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}”
supostamente serviria no vista e no 7
24/10/2010 às 9:08 pm
[…] Esse post foi retirado do blog do instrutor de Hardware da Impacta Douglas Akira. Para ver mais textos, clique aqui. […]
16/03/2011 às 6:34 pm
muito bakana, estou estudando sobre esse assunto, e ele foi muito claro, obrigado 🙂