SSD vs HD

Como eu disse anteriormente em outro post, os PCs dos dias modernos só não conseguem desenvolver um desempenho maior pelo fato do HD, componente ainda mecânico e arcaico, estar presente em nossas configurações.

O HD tem uma taxa de transferência muito aquém do que necessitamos para haver uma troca equalizada entre processador x memória x armazenamento (no nosso caso o HD). É aqui que entra o SSD.

Se você ainda não sabe o que é SSD, tem estado muito desatualizado. Solid State Disk, ou Disco de Estado Sólido é a nova mídia de armazenamento que já faz parte da configuração de alguns Desktops/Notebooks/Netbooks tops de última geração.

Como remete o próprio nome, o Disco de Estado Sólido não depende de RPM, taxa de transferência interna ou taxa de busca, já que é construido com memórias flashs e por isso a alocação de um dado se dá muitíssimo mais rápido.

Enquanto a taxa de transferência de um HD normal gira em torno de 68~69MB/s, a de um SSD chega a girar na casa dos 186~188MB/s, ou seja, um desempenho 3 vezes maior. Ganho que não se limita apenas à taxa de transferência, já que a taxa de acesso chega a ser quase 18 vezes maior já que a de um HD gira em torno de 18,5 milissegundos e a de um SSD não passa de 0,3 milissegundos.

Outro fato interessante é que para usufruir dessa nova tecnologia, não é preciso a aquisição de nenhum novo aparato/adaptador, já que sua conexão é feita por conectores SATA como os HDs da atualidade.

O consumo elétrico de um SSD também é muito menor em relação ao seu antecessor e por ser básicamente composto por chips de memória flash, está muito menos suscetível a erros causados por pancadas e oscilação de energia. Seu MTBF (Medium Time Before a Failure ou Tempo Médio Entre Falhas – diga-se vida útil) promete ser 4 vezes maior que a de um HD.

A única desvantagem ainda é o alto custo, um SSD de 32GB gira em torno de R$700, porém segundo previsões da gigante Intel (uma das grandes fabricantes de SSD), até o final do ano, esse valor deve se igualar ao dos HDs convencionais.

Traduzindo da melhor forma possível, o SSD é a evolução do HD e veio para quebrar a limitação de taxas impostas pelo seu antecessor. Provávelmente até o meio do ano que vem, seja componente obrigatório na configuração de qualquer pessoa que exiga mais que a média do seu computador, porém hoje ainda é necessário um pouco de paciência e parcimônia até que os preços se abrandem. Enquanto não cabe em nosso bolso, a melhor coisa é se contentar com a velocidade um pouco acima do normal que um sistema RAID 0 pode nos oferecer.

Os maiores fabricantes de SSD são: Kingston, Intel, Samsung, Hitachi, OCZ, Seagate e Corsair.


Vídeo que mostra a resistência dos SSDs.


Comparativo de desempenho de SSDs e HDs.


24 SSDs em RAID 0

14 Respostas to “SSD vs HD”

  1. Nossa Akira eu não vejo a hora ter o meu SSD animal esse tópico do SSD.

  2. Jô Farias Says:

    Bah Akira!
    Informação útil…bom vamos esperar a passos curtos…a chegada do SSD em nossas mão técnicas.

  3. ckxzopckpzxkcopxzkpcxzckxzpckxzcok !!!
    RAXEI O BICO no video dos tiuzinhos
    A
    PESCARIA HAHAHAHAHAHAAHHA
    mas voutada a tecnologya adeussssssss IDE ADEUS SATA !

    GLORIA !

  4. Ricardo Says:

    Olá, o SSD 64G e o HD 500G podem trabalhar em conjunto, por exemplo, no SSD 64G eu deixo com sistema operacional e o HD 500G para dados e outros?
    E como eu poderia fazer esta configuracao?

    • Sim, essa é a forma mais correta.
      Para fazer essa configuração vc não precisa fzr nada além de escolher o disco de 64GB na hora da instalação do Windows, seja ele qual for.
      Na hora de salvar os arquivos que vc baixa da net, ou fotos, salve-os no seu disco de 500GB… assim vc mantém todo o desempenho do seu SO no SSD.

  5. Ricardo Says:

    Obrigado pela dica Akira!
    Estou no Japao e tive a oportunidade de montar meu pc, e ficou show de bola!!
    Realmente o desempenho e surpreendente e pretendo adotar o SSD definitivamente, agora como poderei aproveitar meus HDS sata? Pergunto isso pois logo após conhecer o SSD vc percebe que logo os HDs sata tbm terão que tomar um rumo, pois são grandes, pesados, barulhentos, e lentos, e mesmo que se criem novas tecnologias afim de prolongar-lhes a vida,
    terão que estar em pe de igualdade com o SSD ou melhor, em todos os quesitos citados acima.
    Enfim, creio que e chegada a hora de dizer adeus aos HDs mecânicos. By By!!

    • Olá Ricardo. Legal saber que o pessoal do Nihon tem prestigiado o Blog. Morei 10 anos ai.
      Além de todas as desvantagens, o HD SATA consome 6x mais energia…em tempos de green computing…
      O que vc pode fazer é torná-los HDs de backup… e se vc tiver 2 ou mais iguai, pode criar um RAID e dar um boost até no seu ambiente de backup…

  6. Ricardo Says:

    Pois e Akira, muito bom o seu blog, pois alem de informativo vc e rápido nas respostas, estarei indicando aos meus amigos aqui.
    Meu conhecimento e limitado a montagem e compatibilidade e algumas configurações básicas, e neste caso de fazer um raid ainda não fiz pois nem sabia disto… Kkkkkk!!
    Tenho dois HDs de 500(7200)e outro de 250G(5400), como posso fazer este boost ?

    • Vc poderia fazer um RAID com os 2 HDs de 500, não é nada difícil, porém não é fácil.
      Só pra vc ter uma idéia do besempenho que vc ganha, em uma máquina que levamos cerca de 25 minutos para instalar o XP, em RAID conseguimos instalar em 11.28 minutos.

  7. Ricardo Says:

    Legal! Vc tem algum tutorial relacionado?

    • Ainda não… quem sabe logo logo eu não crie… é que esse daria trabalho já que tem partes em modo text…
      E como estou absorto no desenvolvimento do novo curso de virtualização, não posso prometê-lo pra já.

      []s

  8. Emerson Says:

    pretendo comprar um desses SSD no fim do ano da Seagate modelo Momentus XT Solid State Hybrid 320GB 7200 RPM…mas se é SSD pq tem 7200 RPM ???

    • Porque vc não está comprando um SSD! Você está comprando um HD híbrido. Ele é um HD normal com se não me falha a memória 4GB de memória flash que é usada como cache. Tem um desempenho 60% maior que de um HD normal, porém ainda deixa a desejar em relação aos SSDs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: