Quebrando Mitos da Informática

Na área de informática existem mitos sem fundamento algum e que deixam os técnicos novatos de cabelo em pé e com a pulga atrás da orelha. Nesse Post pretendo desmistificar alguns deles.

Vamos lá…


Remover o pendrive sem ejetá-lo antes, pode queimá-lo. – Balela! Não ejetar pode no máximo causar um corrompimento de dados ou tabela de alocação, porém dano físico jamais.

Não se pode abrir um HD porque ele é fechado á vácuo. – Mentira! Realmente não podemos abrir um HD num ambiente despreparado (não convém). O HD é hermeticamente fechado, mas não é fechado á vácuo, grande prova disso é que a cabeça magnética só começa a se mover depois que o disco passa a girar a 3600 RPM para gerar o bolsão de ar que irá suspendê-la.

Peguei um vírus que queimou minha placa mãe. – Mentira deslavada! Nenhum vírus é capaz de causar danos físicos. Um vírus poderia até se replicar o suficiente para aumentar excessivamente a carga dos processos e consequentemente esquentando muito o processador, porém as placas trazem um sensor de temperatura que seria acionado e o PC no máximo desligaria.

O Core2Duo é muito mais rápido que o Dual Core. – Esse mito não é uma mentira, é apenas um fato que usuários/vendedores/técnicos desinformados acreditam. Core2Duo é o nome de um processador, um produto enquanto Dual Core é uma tecnologia. O problema é que muitas pessoas passaram a chamar o processador Pentium D de Dual Core por causa do D, que significa Desktop. Salientando, Dual Core é a tecnologia de processador que possui 2 núcleos, ou seja, todo Core2Duo é Dual Core, mas nem todo todo Dual Core é CoreDuo, já que ele pode ser Athlon X2, Celeron Dual Core, etc.

O cabo flat de 80 vias é mais rápido porque tem o dobro de vias. – Novamente falta de embasamento técnico. Como poderia o cabo ser mais rápido por ter o dobro de vias se continuamos a ter 40 pinos? O cabo de 80 vias é mais rápido por conter entre as vias que trafegam dados, uma blindagem que permite aumentar a frequência de tráfego sem causar interferência.

Resetar o computador pode riscar o HD. – Mito! O recuo da cabeça magnética é tão rápido que não dá tempo de tocar o disco. Porém resetar o PC realmente traz problemas, podendo corromper a partição ou a tabela de alocação, o que pode fazer com que a partição torne-se desconhecida e não permita nem mesmo o reparo do Sistema Operacional.

Dual Channel dobra a velocidade do PC. – Falta de embasamento técnico! Processadores Pentium 4 423 em diante, os processadores Intel trabalham com barramento Quad ou seja, enviam/recebem 4 cargas de dado por ciclo enquanto as memórias são DDR ou seja enviam/recebem 2 dados por ciclo e sendo assim precisamos usar 2 pentes da mesma frequência e mesma latência para que trabalhem em sincronismo e possam suprir os 4 dados enviando/recebendo 2 dados cada uma por ciclo de clock. Em suma, o computador fica mais rápido, mas sem aumentar a velocidade (frequência) , e sim dobrando a largura de banda.

O Vista 32 Bits acima do do SP1 reconhece 4 GB de RAM. – Verdade! Reconhecer reconhece, poque aquilo não passa de um script, agora endereçar são outros 500. Sistemas de 32 Bits só endereçam 3GB. Para usar mais memória que isso só mesmo instalando versões 64 Bits.

HD precisa ser jumpeado em master para subir o Sistema Operacional. – Balela! Basta que mudemos a prioridade de boot de HD no Setup.


Essa é uma memória DIMM. – Meia verdade! DIMM é encaixe de memória. Memórias DDR, DDR2 e DDR3 também são DIMM. Essa memória é uma SDRAM.

PCs que usam muito programas gráficos, basta colocar um HD SCSI pelo menos para o SO e os programas, eles ficarão muito mais rápidos. – Falta de embasamento total! A taxa de transferência máxima (teórica de um HD ATA é de 133,3 MB/s enquanto um HD SCSI chega a 600 MB/s, porém ele precisa ser ligado a uma controladora e que por sua vez deve ser conectada ao slot PCI que tem como taxa de transferência máxima de 132 MB/s, ou seja, menor que do HD ATA. Não adianta ter um HD que tenha uma alta taxa de transferência se a via de transmissão não a acompanha. É gastar dinheiro á toa.

Na hora de comprar o mais importante é escolher um bom processador. – Erro gravíssimo! O componente mais importante de um PC é a Placa Mãe que integra todos os outros componentes, ou seja, Placa Mãr ruim = desempenho ruim! De nada adiantra ter processador top e ter uma má integração, afinal o desempenho será prejudicado e você pode acabar tendo o mesmo desempenho de um processador mais barato trabalhando com uma placa mãe boa.

AMD não presta porque esquenta demais. – Meia verdade! Na época do Athlon XP, realmente os AMDs literalmente fritavam, porém isso tem mudado e na maioria dos casos seus processadores esquentam menos que os da concorrente.

Não instalo 2 Sistemas Operacionais em minha máquina pois ela ficará pesada!: – Mentira! Quando criamos um dual boot ou boot múltiplo, ocupamos mais espaço, mas jamais a deixariamos mais pesada já que nunca subimos mais de 1 sistema de cada vez. Como subimos 1 sistema de cada vez, subimos apenas os processos desse sistema, ou seja, a mesma carga dele sozinho no PC.

Meu PC/notebook está extremamente lento e o técnico me disse que é porque tenho muitos mp3 e fotos salvos.: – Desinformação! Antigamente quando os HDs eram menores e giravam mais devagar, quando se tinha muitos arquivos (não só mp3 e fotos), costumava-se preencher quase todo o disco e deixando-o sem espaço até mesmo para paginação do sistema e  por isso a lerdeza era tremenda. Desde que se deixe espaço para memória virtual (pelo menos uns 10GB livres), pode-se lotar o HD do que se quiser, afinal de que adianta ter discos de tamanhos monstruosos se não é possível usufreuir deles? Só não esqueça de desfragmentar o disco de vez em quando porque muitos arquivos no disco significa muita fragmentação e consequentemente um tempo maior de busca já que  esses arquivos estão ragmentados no disco

*Em breve mais mitos desvendados!

26 Respostas to “Quebrando Mitos da Informática”

  1. Essa do pen drive eu acreditava ta vendo…… falta de embasamento rsrsr, agora vo arrancar eles no tapa.

  2. edivaldo Says:

    São mitos, que muitos ainda acreditam, só o akira para inovar as inf, valeu

  3. Mauricio Says:

    Muito bom Akira valeu

  4. JulioCesar Says:

    Poxa akira, mithybuster…muito legal, além de 100% útil, vlw.
    Obrigado

  5. muito bom!

  6. Ezequiel Says:

    Akira tenho uma divuda? Vou formatar um pc com o vista e instalar o 7,porém nele esta conectado um roteador Dlink wirelesses p/ compartilhar com um note que já roda o 7, essa rede esta pronta.

    Pergunta!! Tem como formatar o vista sem peder as configurações dessa rede não quero ter que configurar de novo.

    • Caro, como o roteador não tem nada a ver com o PC, pode formatar tranquilamente que sua rede funcionará normalmente (do que depender do roteador).

  7. Mtoo bom

  8. eu adorei muito seu post
    ele é bem explicativo
    ira me ajudar muito
    faça uma visita no meu blog
    e deixe um comentários

  9. emerson Says:

    pode esclarecer uma dúvida ?

    Por que meu Windows Media Player sempre trava no final das músicas?

    sempre quando falta uns 20 segundos ou menos pra terminar a música no windows media player 12 ele da uma travada

    sabe o que pode ser e o que tenho que fazer?

    • Prezado, nunca vi uma coisa dessa acontecer, porém vou pesquisar e posto uma resposta em breve. []s

      • Emerson Says:

        nada ainda ?

      • É que estou dando aulas em 2 períodos, das 08 ás 18 e das 19 ás 23, inclusive sábado e domingo. No feriado do dia 25 eu dou uma pesquisada.
        []s

      • Prezado Emerson, um problema assim é difícil de diagnosticar, afinal pode ser qualquer errinho de driver, SO ou até mesmo programas de terceiros. Navegando em busca de alguma solução me deparei com o seguinte procedimento no site da Microsoft. Execute-o e depois me diga se funcionou )porque não tenho como testá-lo):

        Método 1

        Se a música em sua biblioteca ou ignora as trava o áudio quando você a executa no Windows Media Player, pode haver um problema com o driver de som instalado em seu computador. Normalmente, esse tipo de problema só ocorre no final das músicas (nos últimos 20 segundos ou mais).

        a) Abra o Som clicando no botão Iniciar e, em seguida, clicando em Painel de controle. Em seguida, clique em Som.

        b) Na guia Reprodução, clique em Alto falantes e, em seguida, clique em Propriedades.

        c) Clique na guia Enhancements e, em seguida, selecione a caixa de seleção Disable all Enhancements (ou desabilitar todos aprimoramentos).

        Se você não vê um guia Aprimoramentos na caixa de diálogo Propriedades de Colunas, esses recursos não estão disponíveis para os alto-falantes e esse procedimento não é aplicável ao seu computador.

        Se a desativação de aprimoramento de áudio resolver o problema de que você está enfrentando, isso normalmente indica que o driver de áudio precisa ser atualizado.

        Como faço para parar a minha música de pular ou travar quando eu jogar?

        http://windows.microsoft.com/en-us/windows7/How-do-I-stop-my-music-from-skipping-or-breaking-up-when-I-play-it

        Método 2

        Se a etapa acima falhar, então executar o procedimento de arranque limpo para verificar se algum programa de terceiros instalado no computador que está causando o problema.

        Para ajudar a solucionar mensagens de erro e outros problemas, você pode iniciar o Windows Vista ou Windows 7 usando um conjunto mínimo de drivers e programas de inicialização. Este tipo de inicialização é conhecido como um “boot limpo”. Um arranque limpo ajuda a eliminar conflitos de software.

        Consulte no link abaixo para saber mais sobre o procedimento de arranque limpo. (pressione F8 na inicialização do Sistema e escolha a opção “Modo Seguro”)

        Como solucionar um problema executando uma inicialização limpa no Windows Vista ou no Windows 7

        http://support.microsoft.com/kb/929135

        Reinicie o computador para começar, como de costume

        Após terminar de solucionar, siga estes passos para reiniciar o computador para iniciar da forma habitual:

        a) Clique tipo, Iniciar msconfig na caixa Iniciar pesquisa e pressione ENTER.

        b) Se você for solicitado para uma senha de administrador ou confirmação, digite sua senha ou clique em continuar.

        c) Na guia Geral, clique na opção Inicialização Normal, e em seguida clique em OK.

        d) Quando você for solicitado para reiniciar o computador, clique em Reiniciar.

  10. Marcelo Says:

    Estou com o mesmo problema do Emerson…faltando exatos 20 segundos para terminar a música há uma “paradinha”…
    Há solução para isso?

    • Prezado Marcelo, um problema assim é difícil de diagnosticar, afinal pode ser qualquer errinho de driver, SO ou até mesmo programas de terceiros. Navegando em busca de alguma solução me deparei com o seguinte procedimento no site da Microsoft. Execute-o e depois me diga se funcionou )porque não tenho como testá-lo):

      Método 1

      Se a música em sua biblioteca ou ignora as trava o áudio quando você a executa no Windows Media Player, pode haver um problema com o driver de som instalado em seu computador. Normalmente, esse tipo de problema só ocorre no final das músicas (nos últimos 20 segundos ou mais).

      a) Abra o Som clicando no botão Iniciar e, em seguida, clicando em Painel de controle. Em seguida, clique em Som.

      b) Na guia Reprodução, clique em Alto falantes e, em seguida, clique em Propriedades.

      c) Clique na guia Enhancements e, em seguida, selecione a caixa de seleção Disable all Enhancements (ou desabilitar todos aprimoramentos).

      Se você não vê um guia Aprimoramentos na caixa de diálogo Propriedades de Colunas, esses recursos não estão disponíveis para os alto-falantes e esse procedimento não é aplicável ao seu computador.

      Se a desativação de aprimoramento de áudio resolver o problema de que você está enfrentando, isso normalmente indica que o driver de áudio precisa ser atualizado.

      Como faço para parar a minha música de pular ou travar quando eu jogar?

      http://windows.microsoft.com/en-us/windows7/How-do-I-stop-my-music-from-skipping-or-breaking-up-when-I-play-it

      Método 2

      Se a etapa acima falhar, então executar o procedimento de arranque limpo para verificar se algum programa de terceiros instalado no computador que está causando o problema.

      Para ajudar a solucionar mensagens de erro e outros problemas, você pode iniciar o Windows Vista ou Windows 7 usando um conjunto mínimo de drivers e programas de inicialização. Este tipo de inicialização é conhecido como um “boot limpo”. Um arranque limpo ajuda a eliminar conflitos de software.

      Consulte no link abaixo para saber mais sobre o procedimento de arranque limpo. (pressione F8 na inicialização do Sistema e escolha a opção “Modo Seguro”)

      Como solucionar um problema executando uma inicialização limpa no Windows Vista ou no Windows 7

      http://support.microsoft.com/kb/929135

      Reinicie o computador para começar, como de costume

      Após terminar de solucionar, siga estes passos para reiniciar o computador para iniciar da forma habitual:

      a) Clique tipo, Iniciar msconfig na caixa Iniciar pesquisa e pressione ENTER.

      b) Se você for solicitado para uma senha de administrador ou confirmação, digite sua senha ou clique em continuar.

      c) Na guia Geral, clique na opção Inicialização Normal, e em seguida clique em OK.

      d) Quando você for solicitado para reiniciar o computador, clique em Reiniciar.

      • Emerson Says:

        problema resolvido !!

        tentei fazer tudo isso não deu em nada..

        porém continuei mexendo e era só diminuir a taxa de frequência nas propriedades do driver de audio para 44.1k

        mesmo assim valeu pela ajuda.

        grande abraço.

  11. Prezados meu media player player trava no final das musicas, emersom como vc resolveu esse problema?

    • Emerson Says:

      mexi nas configurações do driver de som na taxa de frequência nas propriedades do driver de audio para 44.1k

  12. Emerson Says:

    Olá Akira, tenho uma nova pergunta.

    gostaria de saber se eu comprar um Hd sata 3 vai funcionar no meu sata normal.

    valeu

  13. Emerson Says:

    e Akira, vc que é uma pessoa experiente em computadores eu tb gostaria de saber se vc recomenda usar estabilizador ou filtro de linha no PC ?

  14. Olá, Akira, estou com uma duvida, derrubei o telefone de parede em cima do Notebook e não reconhece o hd (tenho arquivos graficos de clientes muito importante pois faço o Backup só de domingo, ja troquei a plaquinha e não adiantou, minha pergunta é; será possivel eu comprar uma hd identica e fazer a troca do Disco, ou o problema de impacto afeta o disco também.
    Obrigado.
    Roberto

    • Caro Roberto, no passado era poss´vel, hoje em dia não! O problema é que temos firmwares internos e por isso não funcionaria.

      Deduzindo que o HD está totalmente inoperante, a única forma de resolver esse problema é buscando um profissional que faz uma recuperação de dados física.

      Eu recomendaria o Jesus: http://www.sohdjesus.com/

      Procura ele, fala que eu indiquei que provavelmente ele lhe dará um bom desconto.

      Acesse nosso novo e atualizado Blog: http://professorakira.com.br.

      Att
      []s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: