Importação e exportação de caixas de email

Ontem um cliente me pediu um serviço relativamente fácil, porém sem saber eu estava assumindo um dos serviços mais burocráticos da minha carreira de técnico de informática: Migrar seus emails do Entourage para o Outlook 2007.

Na verdade a estória começa a 3 meses atrás quando o mesmo clientedecide mudar seu email do Outlook 2007 para o Entourage 2008. Imaginei que seria super simples já que ambos os programas são da Microsoft, não imaginei que pudesse estar tão enganado.

Apesar de serem da mesma empresa, o Entourage e o Outlook são incompatíveis entre si, o que me causa estranhamento, pois a meu ver, não compatibilizar programas da mesma empresa, com a mesma função, apenas de SOs diferentes é um grande tiro no pé…

Revoltas á parte, fui buscar uma solução… só encontrei programas pagous ou gambiarr… descumpem… adaptações técnicas… e claro, fui obrigado a tentar uma delas. Tive sucesso, mas precisei de uma paciência transcedental. Precisei instalar o Thunderbird, importar os emails do Outlook 2007, depois copiar os arquivos mbox do profile do Thunderbird, novamente instalar o Thunderbird no OSX, dessa vez colar os arquivos mbox na pasta do dito cujo, importar para o Mail os emails e finalmente (ufa) importar os emails para o Entourage… como eram mmmtos emails, a tarefa me custou um tempão…

Bem, estava feliz da vida, já que o cliente não relatava problema algum. É, até ontem… O dito cujo me pediu para retornar para o Outlook 2007 porque não havia se acostumado com o Entourage. Precisei fazer todos os passos ao inverso, mas quando cheguei no último passo, vi no tutorial que era preciso antes de passar para o Outlook 2007 eu deveria importar os emails no Outlook Express… o problema é que o notebbok do cliente usa Windows 7 que não dá  suporte ao OE.

Eu poderia simplesmente copiar a pasta que contém as pastas particulares, porém eu não tinha um PC com Windows XP e convenhamos, já estava de saco cheio. Foi quando vi a luz no fim do túnel… conheci um programa que importa e exporta caixas postais de várias extensões e com poucos cliques do mouse.

O Aid4Mail é uma ferramenta essencial e indispensável na vida do técnico, afinal sempre precisamos migar emails entre programas diferentes. Seja de OE para Windows Mail ou Outlook, seja de qualquer outro programa, basta usá-lo para converter.

Baixe o programa e tenha-o sempre na sua maleta de ferramentas.

Baixar Aid4Mail

4 Respostas to “Importação e exportação de caixas de email”

  1. luiz ricardo Says:

    muito bom akira,já passei por isso mais não tinha a ferramenta certa,agora já baixei o programa indicado,continue mandando dicas de campo,a troca de experiência e de informação é muito util.

  2. Animal esse Programa

  3. TCHESCO Says:

    Pó Akira, como sempre ajudando a todos com informação super valiosa que as vezes quem baixa os software nem tem noção de como as vezes pastamos para achar uma resposta final e certa para cada tipo de problema em nossa área.
    Mais uma vez valew pela dica.

  4. Nossa akira essa me ajudou heinn…

    abraço

Deixe uma resposta

