Memória Virtual

Muitas pessoas não sabem o que é memória virtual e para que serve. Nesse Post iremos explicar para que serve e como configurá-la de forma eficiente.

Apesar do nome memória virtual nos remeter a algo novo, talvez uma memória ligada a virtualização ou realidade virtual como muitos acreditam, nada disso é verdade. Apesar do nome, a memória virtual não tem nada de novo e muitas vezes por causa dela é que experimentamos velocidades extremamente degradadas no PC.

Funciona da seguinte forma: Você tem um PC e uma quantidade de memória RAM, mas como abre muitos programas e tem ainda a carga do Sistema Operacional, muitas vezes o uso da RAM é superior a quantidade dessa memória instalada e é por isso que temos a necessidade de usar a memória virtual.

Sem a memória virtual, recebería mos a mensagem de que o PC não tem memória suficiente  para executar tal operação, ou simplesmente teríamos um travamento no sistema.

A memória virtual nada mais é que uma parcela do Disco Rígido sendo usado como extensão da memória, ou como dizemos normalmente, área de troca. Como o HD tem uma performance muito inferior a memória RAM, quando acessamos essa memória o sistema fica muito mais devagar que o normal e o ideal seria que não precisássemos usar esse tipo de memória.

A memória física é dividida em blocos e normalmente o que será gravado na RAM é dividido em páginas e é maior que os blocos. Nesse momento o sistema salva as páginas na memória virtual e o nome desse recurso é trashing (degradação).

Uma forma  mais eficiente de usar a memória virtual é usar um truque que consiste em deixar o tamanho mínimo e máximo idênticos, assim quando a máquina for iniciada ela forçará a máquina a usar aquele tamanho específico de memória virtual e quando vários programas forem abertos ao mesmo tempo o sistema não será tão degradado por não precisar expandir o arquivo de paginação.

Outro recurso interessante seria alocar a memória virtual em outro HD que não fosse no mesmo HD do Sistema Operacional (veja que estou dizendo HD e não participação), assim a paginação é feita em um disco rígido e os arquivos serão gravados em outro (no caso da memória virtual estar no mesmo HD do Sistema Operacional, o HD tem que fazer o seu trabalho normal que é salvar arquivos e fazer a leitura para a memória além da paginação, o que causa um acumulo de funções e acaba culminando numa degradação maior do sistema).

Como fazer isso? Veja abaixo:

Clique no menu Iniciar>Botão  direito no Meu Computador>Propriedades>Configurações avançadas do sistema>

  1. Desmarque a caixa de seleção
  2. Escolha o disco rígido  onde a memória virtual será alocada (na existência de outro disco)
  3. Coloque a quantidade mínima e máxima com o mesmo valor.*
  4. Clique em definir.
  5. Depois clique em Ok.

*O mais complicado sempre é configurar o valor da memória virtual. Qual valor usar? A Microsoft recomenda que se use 1.5x o valor de RAM físico, ou seja, no meu caso que tenho 4GB foi para 6129MB. Porém cada caso é um caso.  Uma pessoa que possui somente 128MB vai passar a usar a memória virtual com mais frequência e só 196MB será muito pouco. Em contrapartida  uma pessoa que tem 4GB acessará muito menos a memória virtual e seria desperdício usar 6129MB. Se você usa muitos programas pesados de audio, vídeo ou imagem talvez faça uso de tanto espaço, caso contrário não precisará de tanto.

Se você não é um usuário daqueles que usa programas muito pesados, talvez a conta ideal para você configurar a memória virtual seja o valor da sua memória RAM + o valor da sua memória virtual  = o que vcoê acha que será necessário para rodar aquilo que você roda, (com um mínimo de 1GB) ex:

Eu só uso o PC para trabalhos, entrar na internet e jogar online. Tenho 1GB de RAM físico. – Como dito acima, use um valor mínimo de 1GB, então você configuraria o mínimo em 1GB e o máximo em 1GB também.

Eu tenho 2GB e uso o PC com Photoshop, mas nada muito pesado e tenho 2GB de RAM. Acho que 4GB seriam o suficiente para que eu completasse minhas tarefas adequadamente. – Configure sua memória virtual para 2GB, tanto o mínimo quanto o máximo.

Na dúvida, deixe um valor maior, afinal perder 6GB de HD é melhor que ter um sistema mais degradado por não ter memória RAM suficiente e não ter memória virtual também.

Configure tudo corretamente e você terá um sistema mais eficiente.

Post criado conforme pedido da Milena.

About these ads

10 Respostas to “Memória Virtual”

  1. nivaldo Says:

    Mais uma vez vc explicou muito bem parabens amigos. apliquei memoria virtual e o efeito já é visivél, obrigado!!!!!!

  2. Garland, o Nunes Says:

    ficou muito bom esse post, super bem explicado, valeu mesmo
    – gostaria de pedir quando possivel um post sobre “ética de tecnico, e como não passar apuros na mão dos clientes, pq tem sempre gente q vai de má fé, ou é chato mesmo.
    – cara ñ acho nas bancas a revista pnp, poderia me dizer q editora é?

  3. milena Says:

    Nossa, vc é demais!
    E eficiente!

    Fiz agorinha. Tenho 4GB de ram e coloquei 6129MB. No hd menor! rs

    Uma dúvida, posso gravar outras coisas nesse hd? Se tiver necessidade de formatá-lo, posso ou a memória virtual grava não só arquivos temporários?

    • Voce pode usar o restante do HD sim, já formatar, antes vc teria que realocar a memória virtual em outro disco, já que o seu sistema está com um valor mínimo e vai busca ele na inicialização do ssitema.
      E obrigado por prestigiar o Blog.
      []s

      • milena Says:

        nossa. Ainda tenho bastante espaço neste HD de 20. Sugere que aumente ainda mais a meméria virtual ou muita memoria virtual tb não é ideal?

        abraços

      • Não Milena, deixe do jeito que está. Ter muita memória virtual não vai melhorar seu desempenho… Lembrando que o melhor é não ter que usar a memória virtual tendo sempre memória física suficiente…

  4. Garland, o Nunes Says:

    GODMODE

    tem q usar a extensão do arquivo

    “.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}”

    supostamente serviria no vista e no 7

  5. [...] Esse post foi retirado do blog do instrutor de Hardware da Impacta Douglas Akira. Para ver mais textos, clique aqui. [...]

  6. weliton silveira Says:

    muito bakana, estou estudando sobre esse assunto, e ele foi muito claro, obrigado :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 50 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: