Criando um Pendrive Bootável do Windows XP

Com o enorme crescimento das vendas dos Netbooks (mobiles que não trazem drives óticos) e atendendo a solicitação de um aluno (Leandro), estou criando um guia que ensina a criar um Pendrive bootável com o Windows XP.

As pessoas que possuem um Netbook que veio com Linux ou outro SO e que gostariam de instalar o Windows XP, poderão facilmente trocar o Sistema Operacional, instalando-o pelo pendrive. Para isso precisaremos de:

PC/notebook com Windows x86(32Bits) instalado;

CD de instalação do Windows XP;

Os programas USB_PREP8, PeToUSB , e Bootsect.exe (clique aqui para baixá-los);

Pendrive de 2GB ou mais.

Lembrando que o pendrive criado não será de uso exclusivo de netbooks. Poderemos utilizá-los sempre que quisermos, seja em desktops, notebooks, desde que a placa mãe dê suporte a boot pelo USB.

Crie uma pasta chama XPMobile no C: do seu computador e extraia os programas USB_PREP8, PeToUSB , e Bootsect.exe para dentro dela. Depois copie a executável PeToUSB para dentro da pasta USB_PREP8.

Execute o arquivo baixado da internet que ele já alocará os arquivos e pastas no lugar correto.

Sua pasta deverá ter essa aparência.

Conecte o pendrive a uma porta USB e então execute o arquivo usb_prep8.cmd que encontra-se na pasta USB_prep8.

Você verá uma tela como essa. Pressione qualquer tecla e não a feche.

Pressione a tecla Enter.

Essa será a próxima tela exibida. Tenha a certeza de manter as configurações iguais a da imagem acima.

Clique em Start. O pendrive será formatado e todos os seus dados serão apagado, então se existe algum dado importante nele, não se esqueça de copiar antes de prosseguir.

Ao terminar, não feche a janela.

Abra um prompt de comando clicando em Iniciar>Executar, digite CMD e pressione Enter.

Digite CD\ e pressione Enter.

Se você seguiu o tutorial passo a passo, basta digitar CD XPMobile e pressionar Enter e terá uma tela como essa:

Digite agora CD bootsect e pressione Enter.

Uma vez dentro da pasta bootsect, digite bootsect.exe /nt52 X: (onde é X, digite a letra do drive que corresponde ao seu pendrive).

Se tudo estiver correto você receberá a seguinte mensagem:

Bootcode was sucessfully updated on all targeted volumes.

Digite Exit e pressione Enter.

Feche a janela do PeToUSB.

A primeira janela do prompt que você não fechou tomará essa aparência.

Siga agora os seguintes passos:

Pressione 1 e logo em seguida Enter. Um gerenciador de diretórios irá surgir. Clique em cima do drive de CD (que deve estar com o CD de instalação do Windows XP) .

Clique em OK


Digite 3 e pressione Enter. Agora pressione a letra correspondente ao seu pendrive e pressione Enter.

Digite 4 e pressione Enter. Uma mensagem dizendo que a letra T será formatada aparecerá (unidade temporária que servirá de cache para os arquivos a serem copiados para o pendrive), digite S e pressione Enter. A cópia dos arquivos começará, aguarde até que seja concluida.

Duas vezes durante o processo, a mensagem Pressione qualquer tecla para continuar aparecerá. Pressione qualquer tecla.

No final do processo, uma mensagem será exibida dizendo que o processo irá agora copiar os arquivos para o pendrive e aparecerá as opções Yes/No. Clique em Y.

No final do processo uma mensagem perguntrá se você deseja que o drive U torne-se o drive de boot preferencial. Clique em Sim.

Finalmente, a última mensagem aparece pedindo para desmontar a unidade temporária T. Clique em Sim. Agora você pode fechar a tela do CMD.

Basta agora plugar o pendrive na porta USB do seu netbook/notebook/desktop, configurar o boot pelo USB/Removable e voilá, continue a instalação como se fosse uma instalação normal via CD de instalação.

Da próxima vez, ensinarei como criar um pendrive bootável com instalação do Windows 7.


59 Respostas para “Criando um Pendrive Bootável do Windows XP”

  1. Wagner Gilberto - Rolim de Moura - RO Diz:

    Maravilha este tutorial. Aqui na minha cidade o uso de netbooks se tornou algo normal (Bolívia ta aqui perto) e com isso aumentou a demanda por instalações. Ja tenho um Pen com arquivos para instalação, porém ele foi criado de forma mais complicada que esta explicada, vou recriar novamente com este método. Eu utilizo PenDrive para várias situações, dentre as quais remoção de vírus, imagem de H.D., instalações de ferramentas de sistema. Utilizo os velhos MP3 (com trava) para evitar infecção de vírus.

  2. leandro de oliveira Diz:

    muito obrigado pela dica, agora eu posso trocar facilmente o so do meu netbook, valeu mesmo.

    • Disponha! Amanhã postarei como fazer um pendrive bootável com Windows 7. Você deu uma olhada na atualização dos mitos da informática? Tem umas atualizações legais, vale a pena!

      • Não sou de deixar comentários á esmo,mas,MUITO OBRIGADO!Faz muito tempo que tento criar um bootável via pen drive,só pra ver como é,mas nunca consegui!Hoje,perdi Windows 7 do meu netbook,tentando remover um vírus manualmente.Mas com a sua ajuda,consegui instalar o XP nele!
        OBRIGADO! =D

  3. cristiano Diz:

    tem como fazer um sistema para rodar direto do pendrive em qualquer maquina, é possivel fazer isso, e como fazer se tiver como é claro
    obrigado……

    • Ter tem, mas do Windows XP em diante, a Microsoft passou a usar um arquivo chamado HAL (Hardware Layer Abstraction) que guarda as configurações de hardware de cada máquina, e por isso muitas vezes que instalamos o Windows em uma máquina e se levamos o HD para outra que tenha o hardware diferente o Windows dá a famosa tela azul da morte.
      Esse erro persistiria se instalasse o Windows em um pendrive e você não aproveitaria muito esse recurso.
      Se deseja um SO portátil, baixe o Hirens 10.6 aqui no Blog mesmo e use tanto o mini Windows quanto o mini Linux.

  4. cristiano Diz:

    e isso funciona sómente com pendrivers, não funciona com mp4 ou algo do tipo

  5. Boa Noite

    Tem como usar esses mesmos softwares (USB_PREP8, PeToUSB , e Bootsect.exe), fazendo o mesmo processo, mais com outros softwares bootaveis para dar boot pelo pendrive?

  6. Poxa assim, aki tenho o Win 7 eh 32bits mas eh o 7 to tentando fazer o Boot do XP mas o programa não ta reonhecendo a USB eu acho, pq ja colokei 2 pen diferente e naum encontra o botão de start num pode ser clicado.

  7. Pow meu eu formato o pen drive ae quando eu vo abri o dos pa digitar : cd XPMobie, da o seguinte erro:O sistema nao pode encontrar o caminho especificado.

  8. Pow meu eu formato o pen drive ae quando eu vo abri o dos pa digitar : cd XPMobie, da o seguinte erro:O sistema nao pode encontrar o caminho especificado. ajuda ae por favor

  9. renato caputo Diz:

    vlw otima dica ja fiz usei e ganhei vlw

  10. criei um pendrive bootavel ele funciona com o netbook .mas com meu pc nao da certo .minha placa mae e pcchips m810dlu meu hd parece que ide do pc.

    • Prezado… você precisa ver se existe suporte para boot via USB ou Other Device… caso não haja, você não conseguirá bootar por ele.

  11. caros amigos eu baixo tudo certinho mais hora de formatar o pendrive da erro!
    voce poderia me ajudar??

  12. caros amigos eu baixo tudo certinho mais hora de formatar o pendrive da erro!
    voce poderia me ajudar?

  13. DEU CERTO O BOOT POREM ELE FORMATA A PRIMEIRA PARTE E DEPOIS NAO VAI PARA SEGUNDA A INSTALACAO SABE ELE VOLTA PARA AS 2 OPCOES NOVAMENTE

  14. Filipe Piastrelli Diz:

    Muito didática a explicação, ficou muito fácil. Obrigado

  15. Olá, bom dia, meu caro! Estou com um dilema, tenho um DVD-R de instalação do WinXP Pro SP3 + Drivers, o qual tem um tamanho de 1.2 GB. E utilizando-se do seu tutorial, o mesmo formata a unidade para 1GB (+- 963MB). Eu precisaria formatar a unidade para caber os 1.2GB. Como eu faria isto utilizando seu tutorial? []s jonbor@gmail.com / jonbor2003@hotmail.com

  16. Tenho o mesmo problema do amigo acima,aki tenho o Win 7 eh 32bits mas eh o 7 to tentando fazer o Boot do XP mas o programa não ta reonhecendo a USB eu acho, pq ja colokei 2 pen diferente e naum encontra o botão de start num pode ser clicado.Por Favor me Ajude.

  17. Show, eu vi uns tutorias sobre esse mesmo programa em outros lugares, e nesse site foi o único que eu consegui aprender a fazer isso corretamente, obrigado.

  18. alexandre Diz:

    Obrigado amigo, seu post tá perfeito, na maioria dos tutos da net.. os caras tem preguiça de seguir passo a passo achando que todo mundo sabe de tudo, parabens.

  19. [...] eu disse anteriormente no Post Como criar um Pendrive do Windows XP, com o recente crescimento de vendas dos netbooks, a necessidade de fazer [...]

  20. Gabrieç Diz:

    Muito bom o Post, está realmente de parabéns.

  21. Douglas Silva Carvalho Diz:

    cara eu fiz tudo certinho mais quando espeto o pen e do boot por ele da a seguinte mensagem o windows nao pode ser iniciado devido a um problema na configuração do hardware de disco do computador nao foi possivel ler o disco de inicialização selecionado verifique o caminho de inicialização e o hardware do disco consulte a documentação do windows para obter a configuração do hardware de disco e consulte os manuais de referencia do hardware para obter informações adicionais

  22. Eu tenho o win 7 64 bits gostaria de saber porque não consigo Criar um pendrive bootavel do XP? Sempre da erro na opção 4 a ultima que formata o pendrive e instala o XP aparece a mensagem:
    would you like to delete existing tempimage.img? (gostaria de excluir tempimage.img existente?) o que eu posso fazer?

  23. Paulo Viana Diz:

    Valeu professor akira, ótimo tutorial, agora fica fácil formatar pcs com drivers de CD/DVD com defeito e netbooks.
    Se usar o XP 32 Bits não da erro, no entanto meu pc sofreu uma queda de energia e perdi todo o trabalho, na segunda tentativa ficou beleza, porem, eu acho que os comandos e os programas não são compatíveis com as novas versões do Windows ( Vista e XP), fiz umas duas tentativas seguido dos passos e deu erro.

  24. estou com o seguinte problema: eu formato o pendrive tudo direitinho. só que na hora de digitar CD XPMobile aparece a seguinte mensagem: O Sistema não pode encontrar o caminho especificado. o que faço?

  25. ivan lencin Diz:

    Muito obrigado pelo tutorial, tentei várias vezes com outros programas e nao deu certo.Após seguir o este tutorial, foi uma benção; Jesus te abençõe sempre.

  26. Marcos Vinicius Diz:

    Valllllllllllllllllllleeeeeeeeeeeeeeeeeeuuuuuuuuuuuuu….1000…certim certinn.KKKKKKKKKKKKK…cONSEGUIR….vc É O cara…bRIGADÃOO….

  27. Quando chega na parte de colocar a unidade em que esta o cd com o win xp da um Erro: the path f:\ does not contain win xp source files, oq eu faço ?

  28. rafaeljairo Diz:

    quando chega na parte depois da formatação para digitar no cmd “cd xpmobile” diz : ” o sistema não pode encontrar o caminho especificado ”
    Me ajuda responda como ajeito isso já tentei com outros pen driver e aparece a mesma coisa me ajuda ae por favor!

  29. Muito bom obrigado pela bela explicação esta de parabéns.
    ja esta salva a pagina aqui no favoritos para sempre visitar e conhecer mais sobre as informações do site.
    recomendo a todos, funciona mesmo.

  30. SEDENIL CORREA Diz:

    MUITO BOM BOM CARA.. VC ESTA DE PARABENS..

  31. fiz tudo como esta no tutorial quando espeto o pen drive e inicializo aparece System not found

  32. Arranca bem, mas apos formatar não consegue copiar os ficheiros de instalação. Por que será?

  33. Roberto Diz:

    Ola amigo o meu pen drive esta dando hall.dll corrompido

  34. Ronaldo Rodrigues Ribeiro Diz:

    Bom dia brother, tentei fazer o processo acima, porem ao iniciar a etapa de formatação do pendrive na tela PeToUSB aparece msg No USB disks found, apesar do pen estar conectado. Por favor se vc puder me ajudar eu agradeço. Abraços

  35. cara quando vou formatar meu pen drive ele da um erro o que eu faço ?

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 50 outros seguidores

